Windows XP: actualizações até 2019

Dado que quase 15% dos Leitores ainda utiliza o sistema operativo Windows XP, e considerado que
uma das preocupações é o fim do suporte (actualizações) da Microsoft, eis uma boa notícia.

Na realidade, Microsoft interrompeu definitivamente o suporte para os clientes particulares. Mas Windows XP é utilizado também por parte de empresas, como por exemplo aquelas da rede Bancomat (ou Multibanco, etc.), na versão Windows XP Embedded POSReady: neste caso, o suporte continuará até o ano 2019.

Se a intenção não for mudar de sistema operativo (e pessoalmente aconselho mudar), o ideal seria fazer crer ao sistema Update da Microsoft que o nosso computador faça parte duma destas redes.
É possível? Sim, é.

Se o sistema operativo for Windows XP Service Pack 3 de 32 bit, então há uma maneira.
Importante: se o sistema operativo for Windows XP mas não Service Pack 3 ou se for de 64 bit, então não há maneira.

O Leitor tem XP Service Pack 3? Não é uma versão de 32 bit? Muito bem, então vamos ver como proceder, pois a coisa é muito simples.

Antes: façam um backup!!!

Abram o Bloco de Notas e colem as seguintes linhas:

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\PosReady]
"Installed"=dword:00000001

Façam copia/cola para evitar erros.
Depois guardem o documento com o nome xp-pos.reg
Podem guarda-lo no Ambiente de trabalho.
Feito? Muito bem. Agora cliquem duas vezes no ficheiro que acabaram de criar.
Acabou. Agora podem reiniciar o computador e, com Windows Update, descarregar as actualizações de segurança da versão POSReady que podem ser instaladas no vosso computador.

Demasiado complicado? Ok, então descarreguem este ficheiro, descompactem e cliquem duas vezes nele. Depois reiniciem o computador.

Windows XP Embedded POSReady é muito parecido com Windows XP "caseiro" e, além disso, Microsoft não certifica as actualizações para a utilização com XP (isso é, não controla se a descarregar for um XP normal ou um POSReady). Portanto, o computador continuará a funcionar normalmente, como sempre fez.

Todavia, não é possível excluir que as coisas mudem no futuro. Por exemplo, que Microsoft decida verificar qual o sistema operativo instalado. Neste caso, e antes de proceder à operação descrita acima, façam um backup dos dados importantes. Coisa que, dito entre nós, deveria ser feita sempre.

Depois: façam um backup!!!

Até lá, e no caso pior, terão ganho alguns meses (ou anos) de actualizações de segurança.

Comentários