Como habilitar Java e Silverlight em Chrome

Má notícia para quem utiliza o navegador Chrome.

Google actualizou o seu browser e, a partir da versão 42, todos os plugins externos (tais como Java e Silverlight) estão bloqueados e não correm quando solicitados por um website.

Para ser mais precisos, foram bloqueados os plugins NPAPI, uma velha tecnologia para integrar os componentes externos no navegador. Adobe Flash, pelo contrário, funciona porque utiliza uma tecnologia diferente (a PPAPI).

Chrome suporta, em vez de uma nova API, chamada PPAPI, utilizado por exemplo para usar Adobe Flash no Chrome que não está bloqueado.


A má notícia é que não há, por enquanto, uma opção para reabilitar directamente os plugins bloqueados. Portanto, ao encontrar uma mensagem de erro, nada de pânico: é uma decisão de Google.


Todavia há uma maneira para contornar o problema. Se tivermos a necessidade absoluta de utilizar um aplicativo web Java ou Silverlight, a solução é esta: abrir a aba das opções experimentais de Chrome e digitar na barra dos endereços:
chrome://flags/#enable-npapi
Depois, em baixo, carregar no botão para reiniciar Chrome. Todos os plugins NPAPI estarão novamente disponíveis. Mas atenção: esta opção irá desaparecer de forma definitiva em Setembro deste ano, quando Google irá remover o suporte para os plugins mais velhos e inseguros (e Java é muito inseguro).

Alternativa? Eu aconselho Maxthon.
Utilizo Firefox há anos, mas tenho que admitir que o browser chinês (ah, pois...) agora consegue ser superior (mas não no âmbito das extensões, onde Firefox não tem rivais). Problema: não há uma versão Maxthon em português de raiz, é preciso descarregar o language pack.

Se a ideia for passar a Firefox, aconselho então Cyberfox, com mais funcionalidades (ou melhor: com funcionalidades dispostas de forma mais práticas) e disponível desde já na versão 64 bit (em Firefox ainda se encontra em fase experimental na versão 40 Nightly Alpha: melhor esperar para, pelo menos, uma Beta).

Comentários

Roberto disse…
Olha gostei do blog. Mas, tenho uma pergunta: O blog está atualizado?